PRIMAVERA
As nevascas continuam, mas com menos intensidade e mais esporádicas. Começam a chegar as gaivotas marrons, andinas e cozinheiras, os gansos chegam e começam a cortejar para formar pares e procriar, em novembro já se pode ver os pares com seus filhotes nas praias dos lagos, a avifauna enche os lagos, cormorões, patos de óculos, araras grandes, patos voadores, galeirões, garças, tero real, bandurrias carecas, realmente um espetáculo visual e também para os ouvidos.
As trutas já completaram seu ciclo de desova nos riachos e descem para os lagos, desafiando os pescadores que começam a aproveitar os dias nos lagos, riachos e rios bem cedo pela manhã.
Época do paraíso do rafting, é a melhor estação do ano para praticar esse esporte. Em uma escala mundial de 1 a 5 na ferocidade das águas dos rios, o Aluminé de outubro a novembro tem 4+.
As trilhas estão livres de neve, restando apenas alguns trechos, ideais para a prática de mountain bike ou trekking até os mirantes, onde seus sentidos se sentirão mais vivos do que nunca.
Em dias mais quentes, as atividades no lago retornam. Passeios de barco, caiaques, barcos a vela, bicicletas aquáticas e stand up paddle são alguns dos serviços que o destino oferece.
Os terraços dos bares, restaurantes e cafés estão cada vez mais lotados, uma cerveja artesanal, uma cidra, um delicioso drinque são o presente depois de um dia inteiro percorrendo essa região andina.